Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
Setor de TI tira dúvidas sobre a reforma trabalhista
10.04.2018

Setor de TI tira dúvidas sobre a reforma trabalhista

A reforma trabalhista, aprovada em julho deste ano, trouxe novas regras que alteram a legislação atual e trazem novas definições sobre pontos como férias, jornada de trabalho e a relação com sindicatos das categorias. Ao todo, foram alterados mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e criadas duas modalidades de contratação: trabalho intermitente (por jornada ou hora de serviço) e a do teletrabalho, chamado home office (trabalho à distância).  Estas mudanças, ainda geram dúvidas em muitas pessoas, trabalhadores e empresários. Pensando em auxiliar as empresas associadas e a comunidade da área de tecnologia da informação e Comunicação (TIC), o PoloSul.org, realizou, o primeiro Café com TI de 2018, com o tema, “A reforma trabalhista e as novidades para o setor de TI”, com advogado especialista em Processo do Trabalho Icaro Mário Caron Covatti.

Na oportunidade, o  presidente do PoloSul.org, Flaviano Luzzatto, desejou boas vindas a todos e prospectou um ano de aprendizados e novos conhecimentos para todos. “A reforma trabalhista é um tema importante para todos nós. O Café com TI tem esse intuito, de ir ao encontro das dúvidas e necessidades das empresas associadas e com isso fomentar o setor de TI”, evidenciou.

O evento realizado na Acisa Passo Fundo, contou com a participação de entidades parceiras, empresas associadas, colaboradores e proporcionou aos presentes uma oportunidade para esclarecer dúvidas. O professor da Universidade de Passo Fundo, Ícaro, trouxe para os presentes diversos pontos importantes nas mudanças da lei trabalhista que estão diretamente ligadas ao setor do TI. “O setor de TI é uma área que tem suas peculiaridades e particularidades, bem como, as novas regras ainda estão passando por transformações, por isso, na palestra, trouxemos algumas dicas e aproveitamos para sanar as dúvidas dos empresários e colaboradores”, salientou.

Além disso, Ícaro abordou a questão dos contratos de trabalho, dos sindicatos, do trabalho terceirizado e do Home Office (trabalho em casa), prática que já vem sendo utilizada por muitas empresas de TI. “No caso do Home Office, tudo o que o trabalhador usar em casa será formalizado com o patrão via contrato, como equipamentos e gastos com energia e internet. O controle da prestação de serviços será feito por tarefa”, explicou o especialista pontuando ainda que como muitos pontos da reforma ainda estão em discussão, mudanças podem ocorrer. “Neste momento a atuação deve ser mais preventiva, primeiro o empresário deve procurar saber quais foram às mudanças nas leis e quais implicam diretamente na empresa, depois, buscar um profissional que possa fazer uma orientação quanto à necessidade de algum ajuste”, orientou Ícaro.

A nova edição do Café com TI acontecerá sempre na última quinta-feira dos meses pares. O evento conta com o patrocínio da NúcleoCom, NewConnect, Upside, Ren9ve, PulsarPay, Tn3 e com o apoio do APLTEC e ACISA.  Junte-se a nós e amplie a força da sua empresa.

Setor de TI tira dúvidas sobre a reforma trabalhista

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório