Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
Projeto de Extensão Potencializando a Inovação Tecnológica nas Empresas do APLTEC
10.09.2018

Projeto de Extensão Potencializando a Inovação Tecnológica nas Empresas do APLTEC

O Setor de Tecnologia da informação está dentre áreas que vem mudando, evoluindo e se aprimorando nos últimos anos. A evolução é rápida, por isso, as empresas cada vez mais precisam entender esse processo e buscar alternativas para acompanhar estas mudanças. Diante disso, a pesquisa se torna uma aliada do setor de TI e as empresas, já que, mapeia problemas e pode mostrar os caminhos para os empreendedores. Pensando nisso, a partir do projeto de Extensão da Universidade de Passo Fundo, “Potencializando a Inovação Tecnológica nas Empresas do APLTEC”, foi realizado uma pesquisa para identificar qual o potencial de inovação das empresas participantes do Arranjo Produtivo Local. O projeto é uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo, através do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG), UPF Parque, Polosul.org (APLTEC) e do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI-UFRGS).  Fazem parte do estudo os professores Roberto dos Santos Rabello, Cristiano Roberto Cervi e Luciane Daroit, além dos alunos Henrique Peter Derossi, Rafael Panizzon.

O trabalho de pesquisa está sendo realizado em duas etapas, sendo que a primeira delas já está concluída e os resultados foram apresentados no Café com TI, organizado pelo PoloSul e APLTEC. O APLTEC é um Arranjo Produtivo Local e é apoiado financeiramente pelo Governo do Estado, cujo principal objetivo é promover o fortalecimento da Governança do APL Tecnologia da Informação e Comunicação da região Norte do estado através de ações de articulação, mobilização, cooperação e capacitação entre as empresas, instituições associadas e entidades parceiras.

Em recente pesquisa, o Polosul.org identificou um problema no contexto do APLTEC, que é a carência por inovação e atuação em nichos emergentes, tanto em nível nacional quanto internacional, muito em decorrência do baixo potencial de investimento das empresas em P&D. Isto em um setor que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Notadamente, este segmento tem evoluído e conquistado espaço como provedoras de soluções nos mais diversos setores da indústria, comércio e prestação de serviços em geral.

Conforme Rabello, uma das transformações percebidas na região do Planalto Médio é o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do investimento em parques e polos tecnológicos, em projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico, na extensão produtiva, em parceria com Universidades e empresas da região. “Com este apoio, a região, há pouco tempo, vem construindo uma base sólida para impulsionar seu desenvolvimento de forma cíclica e permanente, num esforço coletivo entre poder público, entidades privadas e instituições de ensino que investem em Pesquisa e Desenvolvimento”, salienta.

O projeto “Potencializando a Inovação Tecnológica nas Empresas do APLTEC” têm como objetivos identificar o potencial de inovação nas empresas do APLTEC e da região Norte do estado; estimular uma cultura de inovação nessas empresas, demonstrando que pode ser um diferencial competitivo;  estimular a expansão de negócios por meio de novos projetos criativos e inovadores, bem como a criação de startups; promover uma redução de restrições tecnológicas no âmbito da inovação tecnológica, provocando uma mudança de cultura nas empresas; articular ações em parceria com as empresas, com o PoloSul e com o APLTEC, utilizando os ambientes disponíveis no Centro de Inovação em Desenvolvimento de Software e na UPF (CIDES), com o objetivo de estimular e desenvolver projetos criativos e inovadores; e proporcionar aos alunos e professores envolvidos no projeto a oportunidade de interagir com as empresas, por meio de ações articuladas, vivenciando experiências reais com vistas ao desenvolvimento de suas aptidões. “Realizamos o mapeamento das empresas da região e foi elaborado um instrumento de pesquisa que foi aplicado nas empresas, com o intuito de coletar dados gerais e indicadores específicos relacionados à inovação tecnológica. Ao longo do projeto, foi estabelecida uma parceria entre UPF, ICEG e APLTEC com o NAGI-UFRGS, pelo qual utilizamos o formulário online inicialmente elaborado por este núcleo, sendo adaptado à realidade da região norte do Rio Grande do Sul”, aponta Rabello.

Após a aplicação do questionário a primeira etapa da pesquisa foi concluída trazendo resultados relevantes. Rabello relata que foram mapeadas 303 empresas não associadas ao PoloSul.org e que pertencem aos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul) Rio da Várzea, Alto Jacuí, Serra, Norte e Produção, além das 43 empresas associadas, totalizando 346 empresas. O envio foi destinado a todas as empresas, sendo que, destas, 307 receberam o link com o formulário para preenchimento e geração do diagnóstico. “Destas, 42 empresas responderam, sendo 16 não associadas e 26 associadas.”

Identificadas às potencialidades e fragilidades das empresas no quesito Inovação, nas dimensões Marketing, Produto/Serviço, Processo, Interorganizacional, Gestão e Estratégia, ações começaram a ser realizadas para que as melhorias possam ser continuas. Dentre as ações estão contempladas a sensibilização, capacitação e interação com grupos e ambientes de pesquisa e inovação da Universidade de Passo Fundo. As perspectivas são as melhores possíveis, e espera-se que as empresas que aderirem ás ações possam evoluir inovar cada vez mais neste mercado crescente, mas extremamente competitivo.

Projeto de Extensão Potencializando a Inovação Tecnológica nas Empresas do APLTEC

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório