Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
PoloSul.org completa 10 anos de atuação
04.05.2011

PoloSul.org completa 10 anos de atuação

Reconhecido em todo o estado, o PoloSul.org completa em novembro, 10 anos de atuação na área da tecnologia da informação. Associação da sociedade civil, de caráter técnico científico, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, o PoloSul.org, desempenha um importante papel na economia de Passo Fundo e região incentiva o crescimento, desenvolvimento e fortalecimento através do associativismo de empresas da área de TI. Atualmente possui 38 empresas associadas de vários municípios do planalto médio e norte do estado Rio Grande do Sul, incluindo empresa do estado do Paraná. A associação está localizada no UPF Parque conta ao longo destes 10 anos com o apoio da Universidade de Passo Fundo e Prefeitura de Municipal de Passo Fundo.

O presidente Fernando Campanholo pontua que a organização cresceu nestes 10 anos. Além disso, ele salienta o papel do PoloSul na sociedade, bem como sua importância para o desenvolvimento do TI. Dentre os objetivos estão o de promover o desenvolvimento econômico e a competitividade na região através da criação de oportunidades de negócios e agregação de valor às empresas maduras, desenvolver mecanismos de inclusão social, promover o empreendedorismo e incubação de novas empresas de inovação e a geração de empregos baseados em conhecimento, são alguns dos benefícios que o PoloSul traz para a sociedade. Ainda, a organização tem papel na construção de espaços atrativos para profissionais emergentes, melhoria da sinergia entre empresas, universidades, centros de ensino superior, faculdades isoladas, centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. "O PoloSul.org desempenha um importante papel no ensino, já que dá oportunidades para acadêmicos e jovens talentos, bem como promove atualização e qualificação de profissionais por meio de palestras, cursos e Workshops".

Na região diversas empresas na área de TI alcançaram o sucesso em âmbitos nacional e internacional, sendo que algumas delas atualmente já exportam software para grandes companhias multinacionais. O PoloSul.org, nesse contexto, busca propiciar a um grupo maior de empresas o desenvolvimento em formato de uma associação, oportunizando capacitações e programas de atualização tecnológica para profissionais da área e valendo-se de apoio da prefeitura municipal de Passo Fundo. "O Polosul contribuiu ao longo de sua história para o desenvolvimento tanto das empresas associadas como da comunidade de TI em si, uma vez que auxiliamos na capacitação dos profissionais, tanto do quadro colaborativo das empresas quanto na formação da mão de obra", relata Fernando.

Foto: Presidente Fernando participando de cursos

Incubadora Tecnológica
A Incubadora Tecnológica é uma unidade mantida pela PoloSul.org, e tem como objetivo principal a prestação de serviços de incubação para empreendimentos de base tecnológica no setor de TI e em áreas correlatas. Este projeto fomenta a inovação tecnológica e estimula o desenvolvimento de novos produtos e serviços em TI, promover o empreendedorismo na comunidade acadêmica, além de apoiar a criação novos empreendimentos em TI e abrigar o desenvolvimento de projetos inovadores e de empresas nascentes. Atualmente a incubadora está sediada junto ao Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio – UPF Parque e nesses últimos anos a incubadora graduou mais de 10 empresas na área de TI, dentre elas empresas sediadas em Passo Fundo e que empregam mais de 40 pessoas da área TI com clientes em todo Brasil.

Importância para o ensino e economia
O professor da UPF, Roberto Rabello, um dos sócios fundadores do Polosul.org que desde seu início a organização tinha o objetivo de, através da tríplice hélice, poder público, privado e instituição de ensino, fomentar a área de TI na região norte do estado do RS. "O Polosul.org nestes 10 anos foi importantíssimo no processo de crescimento da TI na região, pois além da representatividade do setor, possibilitou que as empresas, muitas vezes a partir até de captação de recursos externos, editais CNPQ, MCT, por exemplo, pudessem capacitar seus colaboradores e gestores. Além disso, hoje, com a parceria da UPF, podemos capacitar e melhorar os processos das empresas, e em contrapartida as instituições de ensino superior também são beneficiadas através de uma colocação dos seus egressos neste setor emergente e aquecido", enfatiza Roberto, destacando ainda o trabalho do PoloSul na criação de novas empresas. "O Polosul.org através da sua incubadora, por onde várias empresas passaram pelo processo de maturidade, foi o embrião do Parque Científico e Tecnológico da UPF, potencializando ainda mais o setor e a inovação tecnológica. Hoje, neste processo onde temos uma aproximação, inclusive física, temos condições ainda maiores de promover o fortalecimento da organização e suas associadas, principalmente a partir de 2016 quando a entidade passa a ser a governança do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação do norte do estado, tendo a oportunidade de cada vez mais fortalecer o setor,seus parceiros, e consequentemente o setor de TI", avaliou.

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório