Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
UPF Parque: olhar interno para ampliar as ações para a comunidade
13.10.2016

UPF Parque: olhar interno para ampliar as ações para a comunidade

Em pouco tempo de atuação, o Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF Parque) trouxe uma nova visão sobre ciência e inovação para a Universidade, para Passo Fundo e  região. Com mais de vinte empresas atuando nos três módulos que estão em funcionamento, o Parque procura difundir a importância da popularização da ciência e estreitar a relação da UPF com outras instituições, empresas e setor público. Durante o II Fórum de Inovação e Empreendedorismo, promovido pela Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG), juntamente com a Universidade de Kassel da Alemanha, Badesul e o Sebrae, alunos, professores, empresários, instituições e polos tecnológicos debateram ações conjuntas e melhorias para fomentar mudanças na sociedade.

A atividade foi proposta como uma possibilidade de falar sobre ciência, inovação e empreendedorismo com pessoas que atuam efetivamente na área. Segundo o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, essa construção coletiva é uma preocupação da Universidade. “A Universidade vem, ao longo dos últimos anos, construindo um espaço de inovação, tecnologia e, sobretudo, empreendedorismo, no sentido de apontar ferramentas para recepcionar as iniciativas dos nossos professores e alunos, além de interagir com as empresas. O Parque Somente tem sentido se ele puder contribuir para o desenvolvimento local e regional. Imaginamos que o nosso Parque tem cumprido bem essa tarefa, uma vez que atrai o empresário, dá espaço para o nosso aluno que quer empreender e inovar e projeta a Universidade cada vez mais nesse cenário de desenvolvimento”, destacou.

UPF Parque
O Módulo I do UPF Parque contempla a área de tecnologia da informação e abriga as empresas residentes Compasso e Polo-Sul.org. O primeiro módulo construído foi inaugurado em novembro de 2013 e conta com um total de 651,15 metros quadrados de área. Além das empresas, recebe os setores administrativos do Parque.

O Módulo II é onde estão instaladas a Incubadora e a Central de Equipamentos Multiusuários. Nele, encontram-se diversas empresas incubadas em diferentes áreas de atuação do UPF Parque. A área construída é de mais de 1,6 mil metros quadrados.

O Módulo III abrange as áreas metalomecânica e de computação aplicada. O espaço conta com a fábrica escola, atividade de extensão da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), que envolve alunos de graduação, com o objetivo de aproximar os alunos de contextos relacionados a necessidades reais da indústria. Também está em  atividade a Fábrica de Software, um programa acadêmico do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) que tem por finalidade a criação e a avaliação de softwares. Em ambas as atividades, estão envolvidos professores das unidades e alunos dos programas de mestrado.

Informações  e foto Assessoria de Imprensa UPF

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório