Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
Programa Inova RS região da Produção e Norte debateu a Visão de Futuro
02.10.2020

Programa Inova RS região da Produção e Norte debateu a Visão de Futuro

A região da Produção e Norte foi palco da primeira reunião da etapa de constituição das Mesas regionais do Programa Inova RS. O encontro virtual, realizado no dia 28 de setembro, reuniu 53 lideranças de entidades representativas do ecossistema regional de inovação.

Na reunião, foi apresentado o status atual da região e os resultados das etapas já cumpridas no Programa, entre eles o mapeamento das características, desafios e principais potencialidades regionais. Em seguida, a Mesa debateu e deliberou sobre a Visão de Futuro do ecossistema e, no momento final, cada um de seus integrantes foi convidado a assinar um termo simbólico de pactuação com o Programa.

Participaram da reunião o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís da Cunha Lamb; o secretário-adjunto, Fernando Mattos; a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Bernadete Maria Dalmolin; o coordenador do UPF Parque, Maciel Donato; o executivo da Rede Conecta UPF e coordenador do Comitê Estratégico do Inova RS na região da Produção e Norte, Giezi Schneider; assim como demais lideranças e membros dos comitês estratégico e técnico da região, instâncias às quais cabe a definição das estratégias e metodologias adotadas; e os gestores locais de inovação e tecnologia, responsáveis pela execução das atividades e gestão dos projetos estratégicos.

De acordo Schneider, mais uma etapa foi vencida para execução de projetos inovadores e tecnológicos que beneficiem toda a região. “Foi um passo muito importante para que a região Produção e Norte identifique objetivos e mecanismos de desenvolvimento baseado na inovação. Além disso a reunião da Mesa, que é composta por grandes lideranças da região, demonstra nosso interesse e capacidade em criar um movimento coletivo e colaborativo que beneficie a todos”, disse o coordenador do Comitê Estratégico do Inova RS na região da Produção e Norte.

O que é o Inova RS?
É um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice.

O que é a Mesa do Inova RS?
A Mesa do INOVA RS reúne lideranças da quádrupla hélice e é responsável pela definição da Visão de Futuro do ecossistema, bem como por priorizar e definir os projetos de inovação mais relevantes para a nossa região.

Visão de Futuro da região da Produção e Norte no Programa Inova RS:
Em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório