Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
PoloSul aborda metodologia do Scrum em curso
23.02.2016

PoloSul aborda metodologia do Scrum em curso

Buscar metodologias que tornem mais ágil e rentável o trabalho é fundamental na área de tecnologia da informação. Pensando nisso, o PoloSul.org que promove diversos cursos e palestras com o objetivo de levar informações e atualizar associados, realizou nos dias 20 e 21 de novembro o curso “Entendendo e iniciando a utilização de metodologia ágil baseado no Scrum”. O Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, nele os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

O curso foi ministrado por Daniel Krauze, graduado e pós-graduado na área de TI, atua como coaching de equipes Scrum e trabalha na Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul). Na oportunidade o especialista pontuo que o Scrum é uma metodologia bastante utilizada no mercado, em empresas de grande expressão como o Google, por exemplo, e tem como foco otimizar resultados e produzir mais em menos tempo. “Essa metodologia preconiza que as pessoas trabalhem de forma sustentável, de forma diferente mais leve e descontraída. Com isso as empresas produzem mais e ganham mais tempo”, destacou.

Além disso, Krauze enaltece que o Scrum é a principal entre as metodologias ágeis e que até 2016, 90% das empresas vão estar utilizando-a. “O Scrum beneficia as empresas e também motiva os funcionários, já que estes trabalham em um ambiente mais descontraído. Além disso, o cliente participa mais do desenvolvimento do software o que acelera o seu desenvolvimento. Cada empresa pode adaptar a metodologia as suas condições e necessidades”. 

Rafael Dal Molin, diretor da empresa Ren9ve, associada do PoloSul.org, avaliou positivamente o curso. Para ele o encontro oportunizou a troca de experiências e maior aprendizado sobre a metodologia do Scrum. “O curso foi muito produtivo, pois tínhamos também exemplos práticos, o que possibilitou a troca de informações. Nós utilizamos a metodologia, mas de uma forma adequada a nossa realidade, e também vimos como cada empresa usa, o que dá certo e o que podemos utilizar”, enfatizou. 

O PoloSul traz atualização tecnológica para região
Além de falar sobre as metodologias ágeis, Krauze parabenizou o PoloSul pela iniciativa e pelo trabalho que realiza. Ele enfatizou ainda a satisfação de voltar para Passo Fundo, onde realizou duas pós-graduações na UPF. “A organização cumpre um papel importante para o crescimento da região, está bem organizada. Grandes empresas buscam no interior, por uma questão comercial, os serviços de TI, evitando os grandes centros como forma de economia”, completou ele. 

Fotos: Associados e estudantes participaram do curso (Foto Assessoria de Imprensa PoloSul.org/ Caroline Silvestro)

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório