Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
TI gaúcha deve crescer apesar das previsões
04.05.2011

TI gaúcha deve crescer apesar das previsões

Expectativa é de crescimento de apenas 5% em 2015 para empresas de TI.

 

 

Lideranças avaliam com cautela o recente estudo divulgado pelo IDC Brasil e, mesmo com dificuldades regionais e nacionais,acreditam no desenvolvimento do setor.
O mercado está em retranca, contudo, acredita-se que é uma oportunidade para o mercado de TI, pois neste momento as empresas precisam aumentar a produtividade e otimizar os processos, cenário excelente para o crescimento da TI.
Há, no entanto, a expectativa de um ano difícil. A incerteza econômica que tomou conta do mercado é vista de formas diferentes no meio empresarial do Estado. Existirá uma pressão por ganhos de produtividade e mesmo sendo a TI peça fundamental neste quesito, acredita-se que a busca será por maximizar os recursos instalados e não novos investimentos.
Muitos analisam 2015 como ano de seleção natural, no qual as empresas organizadas, focadas e com excelentes produtos permanecerão no mercado e crescendo. As empresas mal administradas e com uma fraca proposta de valor irão sentir uma perda elevada no volume de negócios.
Algumas características do mercado gaúcho tornam as negociações mais lentas. Muitas das empresas locais, por exemplo, preferem adquirir softwares de desenvolvedoras de fora do estado, especialmente das empresas de São Paulo. Além disso, o conhecido conservadorismo gaúcho pode adiar este investimento e comprometer a competitividade futura. A alta dependência do agronegócio incomoda, mesmo com o vislumbre de um cenário mais diversificado. O mercado do Sul difere por hoje ter matriz produtiva mais plural, além do agronegócio, tem inúmeros setores industriais e de serviços, que, apesar da falta de planejamento e incentivo governamental, prosperam devido ao alto espírito empreendedor e desbravador do empresariado.
Fonte: Assecom

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório