Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
II Café com TI desperta olhares para o futuro
02.08.2017

II Café com TI desperta olhares para o futuro

A tecnologia invadiu nossas vidas, está presente no nosso dia a dia e há quem diga que não vivemos mais sem ela. Porém, sua evolução, as perspectivas e novidades que surgem no horizonte, trazem mudanças e algumas dúvidas. Mas não podemos parar, é preciso olhar para o futuro. Foi com este propósito que a PoloSul.org e o APLTEC realizaram na quarta-feira, 02 de agosto, o II Café com TI. Realizado em parceria com o Senai Passo Fundo, o evento reuniu mais de 50 participantes associados, não associados e parceiros do PoloSul e APLTEC, e teve como palestrante o consultor técnico da FIERGS, Cristiano Borges Franco.

Na ocasião, o presidente do PoloSul.org, Daniel Di Domênico, recepcionou os participantes, falando sobre a importância do fortalecimento do setor de tecnologia da informação em Passo Fundo e região. “O objetivo do PoloSul é promover essa aproximação entre as empresas, governo e instituições de ensino para alavancar ainda mais o nosso setor. Estamos sempre a disposição, para sugestão de palestras e eventos que possam fortalecer e trazer conhecimento para as associadas”.

 O anfitrião e gerente de operações do SENAI Passo Fundo Leandro Pino, também deu as boas vindas aos participantes e reforçou a importância da parceria entre as entendidas para proporcionar momentos de conhecimento e evolução, como o Café com TI. Ainda, o gestor do APLTEC Ary Cover, falou sobre o funcionamento do Arranjo e também sobre o tema da palestra que faz parte do “Grupo de Inovação”.

O tema que despertou questionamentos e instigou os participantes,  “Um olhar sobre o futuro”, foi apresentado por Cristiano que é Pós-Graduado em Gestão Estratégica e Inovação pela Unilasalle e Graduado em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), estudou Futurismo, Pesquisa de Tendências e Design Thinking  na Escola de Criatividade Perestroika de Porto Alegre e tem utilizado estes estudos para apoiar a construção de programas de Desenvolvimento Empresarial e de Inovação no Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RS, organização ligada a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS.

O especialista falou sobre as inovações listadas pelo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a questão de inteligência artificial, da robótica e o papel dela nas empresas, nas profissões, as novas tecnologias que surgem em biotecnologia e que impactam, na nossa saúde e na expectativa de vida. Essas questões promoveram o debate e a troca de ideias entre os participantes. “Precisamos perceber as revoluções pós-internet, buscar entender e debater o futuro do trabalho e como tudo isso irá impactar nossas empresas, empregos e na maneira como nos relacionamos. A trajetória já começou e os sinais estão aí nos mostrando um novo mundo e uma nova sociedade emergindo”, pontuou Cristiano.

Fotos: Evento reuniu mais de 50 pessoas (Foto Assessoria de Imprensa PoloSul/Caroline Silvestro)

 

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório