Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
Webinar reúne secretário de inovação e especialistas para discutir temas do setor eletroeletrônico
27.07.2020

Webinar reúne secretário de inovação e especialistas para discutir temas do setor eletroeletrônico

A Abinee promoveu um webinar nesta quarta-feira (22) para tratar sobre o tema “Cadeia Eletroeletrônica e a Competitividade da Indústria”.

Um dos convidados foi o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb. Ele antecipou o lançamento de um edital previsto para agosto com tecnologias portadoras de futuro. Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o financiamento vai beneficiar empresas que queiram desenvolver produtos ou processos de base tecnológica e integra um plano maior do governo que visa colocar a inovação no centro do desenvolvimento econômico do Estado. Para isso, será criado um fundo de até R$ 900 milhões em 2021.

“A inovação tecnológica e setores como o eletroeletrônico são os que podem dar respostas em termos de crescimento econômico e geração de oportunidades”, disse.

Outro assunto do encontro virtual foi a pesquisa promovida pela Abinee junto a empresas do setor eletroeletrônico gaúcho sobre os impactos da pandemia. A esse respeito, o diretor regional da Abinee, Régis Haubert, apresentou os principais resultados. Realizado nos últimos três meses, o estudo mostra que a maioria das empresas entrevistadas (23%) prevê redução de até 20% no faturamento para o mês de julho, índice que chegou a 40% em junho e a 50% em maio, e 56% afirmou não ter reduzido seu quadro de colaboradores.

“Nossas empresas estão se conduzindo sob denso nevoeiro, gerindo o dia a dia e agora com visibilidade de não mais do que uma semana. Felizmente, o mês de junho deu alguns sinais vitais de melhora da situação dos negócios, com a gradual retomada e aumento do faturamento”, avaliou Haubert.

Ainda participaram o diretor do grupo Perto e Digicon, José Luis Korman, que falou sobre a substituição tributária de ICMS do setor e o diferimento de ICMS para produtos importados; o Diretor da Galapos, Gleverton De Munno, que tratou da Lei de Informática e isonomia competitiva junto ao ICMS/RS; o consultor da Global Eletronics, Márcio Schuch Silveira, que abordou o tema Benefício RS para montagem de placas; e o gerente regional da Abinee, Oscar Kronmeyer, que apresentou a cadeia de valor do setor eletroeletrônico.

De São Paulo, especialistas da Abinee também comentaram sobre temas de interesse do setor. Em relação à Lei da Informática, o assessor jurídico Denis Chequer Angher falou sobre a atuação da entidade, que criou um canal direto com técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) para esclarecer dúvidas dos associados. Já a gerente de relações internacionais da Abinee, Monique Morata, apresentou o Programa Electro-Electronic Brasil, em parceria com a Apex-Brasil, que oferece inúmeras vantagens para empresas associadas atuarem no mercado internacional.
 
Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório