Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
UPF e Universidade de Roma Tre desenvolvem pesquisa na Área de Social Reading
04.05.2011

UPF e Universidade de Roma Tre desenvolvem pesquisa na Área de Social Reading

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidade de Roma Tre, da Itália, desenvolvem, em parceria, pesquisas na área do social Reading. Na noite de 03/9/2014 estudantes e docentes dos programas de pós-graduação em Educação (PPGEdu) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), entre outros cursos, participaram do Workshop sobre Social Reading na Educação com o professor italiano Mario Pireddu. A atividade foi realizada no Auditório da Biblioteca Central e transmitida pela internet em link aberto a todos interessados.

Durante o workshop, o professor Pireddu destacou as mudanças que afetam o livro como objeto material e como conceito. “Na história da escrita e da leitura há muitos dispositivos materiais para ler e escrever. As mudanças ligadas a cultura digital vão mudar também a forma do conhecimento”, destacou. Ele explicou que o livro, tradicionalmente, foi um objeto fechado devido a materialidade do suporte e também pelo conceito do livro como saber profundo, linear e sequencial que fecha o conhecimento em peças. “Com o digital o texto vai tornar-se algo diferente. Também pode ser diferente na forma e na estrutura e que não vai ser lido como sempre temos feito de forma individual, silenciosa. Agora o texto pode ser co-construído pelas pessoas”, diferenciou.

O professor esclareceu ainda que nem sempre algo que passe por um processo de social reading vai ser mudado. “Pensamos numa perspectiva didática e são usuários que estão trabalhando sobre um texto, seja qual for, e juntos vão incrementar com conversas, textos, imagens, vídeos, links, que vão sendo colocados nas páginas. Uma leitura social que vai incrementar um produto que pode não ser mudado, mas incrementado”, complementou.

Convênio
O professor Adriano Canabarro Teixeira explicou que ambos os programas de pós-graduação possuem convênio de mobilidade para docentes e discentes com a Universidade de Roma Tre. Em outubro um grupo da UPF irá para a Itália para trocar experiências e ideias acerca do social reading. “O objetivo é o de se criar um ambiente de social reading específico a partir dos conceitos trabalhados”, enfatizou. Ele completou ainda que está prevista para o mês de novembro mais uma atividade acerca do tema na UPF com a presença do professor Roberto Maragliano.

Fonte: Assessoria Comunicação UPF

 

 

 

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório