Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
Primeira etapa da 3ª Olimpí­ada de Robótica Educativa
04.05.2011

Primeira etapa da 3ª Olimpí­ada de Robótica Educativa

A pista de testes do evento têm a logomarca do PoloSul.org apoiador do evento.

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) será sede da primeira etapa da 3ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre. A competição conta com a participação de equipes de seis escolas públicas de Passo Fundo e região, e objetiva aproximar os alunos da robótica, bem como desmistificar, para os professores, o estigma de que esse é um componente complexo, caro e inacessível.

As atividades acontecerão neste sábado, 04 de julho, no saguão do prédio B5, Campus I. Nesta primeira fase, as equipes das escolas Ernesto Tocchetto, Cecy Leite Costa e Maria Dolores Freitas Barros, de Passo Fundo; João Ferrari, de Campos Borges; Senhor dos Caminhos, de Tapejara; e Santo Tomás de Aquino, de Marau; foram desafiadas a construir um dispositivo robótico que será utilizado na prova. Para a construção dos robôs, os alunos foram auxiliados pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), que desenvolveram oficinas e cederam materiais para a confecção do equipamento.

No sábado pela manhã, a prova que será realizada se caracteriza por simular um ambiente de desastre em um ambiente no qual o resgaste de produtos tóxicos necessitará ser feito pelo robô de cada equipe. Irá vencer o time que obtiver a maior pontuação. A organização da competição informa que o desafio terá início às 9h30min, mas, a partir das 8h, a pista estará liberada para testes e ajustes.

Segundo o coordenador da Olimpíada, professor Marco Antônio Sandini Trentin, a terceira edição da disputa visa também que as instituições passem a desenvolver ações ligadas à robótica nas salas de aula. Para ele, a aproximação dos estudantes com esse meio pode despertar o interesse pelas áreas correlatas, dando opções de carreira aos jovens. A expectativa com a realização da etapa é grande. “Mesmo com pouco tempo e com recursos limitados para a criação dos robôs, os alunos das escolas têm plenas condições de executar uma boa prova”, acredita.

Após a conclusão da primeira etapa, as equipes participantes vão ser informadas sobre a segunda etapa da 3ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre. Mais informações podem ser obtidas no site olimpiada.mutirao.upf.br/robotica.

Fonte: ASSECOM/UPF

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório