Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
PoloSul.org lança Arranjo  Produtivo Local
27.07.2016

PoloSul.org lança Arranjo Produtivo Local

O PoloSul.org realizou na manhã desta quarta-feira, 27 de julho, no Villa Vergueiro Hotel, o lançamento do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Norte do Rio Grande do Sul (APLTEC).  O evento reuniu representantes do governo municipal, imprensa, associados Polosul, parceiros, academias e entidades de classe.

  Na oportunidade o presidente do PoloSul.org, Luiz Fernando Amaral e Silva agradeceu a presença de todos e falou sobre as atividades da associação. "O Polo busca fomentar o mercado regional de tecnologia da informação e auxiliar as empresas para desenvolver e aprimorar cada vez mais as tecnologias, bem como o público, que tem ao seu dispor uma melhor na qualidade nos serviços. Agora em parceria com o APL essa ações vão ser intensificadas e o projeto trará através da cooperação, mais qualificação, investimentos e visibilidade para o setor de TI, tão importante para a economia de Passo Fundo e região".

   Michele Daandels gestora do APLTEC, explicou o funcionamento do projeto, que contempla 21 municípios da região. "O Arranjo Produtivo tem como principal objetivo promover o fortalecimento da Governança do APL, através de ações de articulação, mobilização, cooperação e capacitação dentre as empresas, instituições associadas e entidades parceiras, através do cooperativismo", salientou a especialista pontuando ainda, algumas ações que serão promovidas durante os 18 meses do projeto. "Aumentar a visibilidade das empresas e do setor como um todo, divulgar e propiciar acesso a mecanismos para aumentar a qualificação das empresas, gestores e colaboradores, criar, divulgar e manter o Programa de Apadrinhamento de Alunos o ensino médio e graduação para captação de mão de obra e credenciamento de agente Softex, para facilitar o acesso das empresas do APL na obtenção de certificações de qualidade de Software", destacou. 
    Parceiros do PoloSul.org, a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura Municipal, também apoiam o APLTEC. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo e conselheiro do PoloSul Carlos Eduardo Lopes Silva destacou a importância do associativismo para o setor de  TI e também das oportunidade que o APL traz para a região. "O PoloSul tem uma capacidade de articulação e ajuda no desenvolvimento das empresas de TI de Passo Fundo e região que são fundamentais na economia. Quando surgiu o projeto do APL nós apoiamos por percebemos que ia ser um trabalho muito importante para a  região e para fomentar ainda mais esse trabalho. Nós queremos que a gestão pública deixa essas boas heranças para auxiliar as empresas e entidades", enalteceu o secretário. 
    O representante da Universidade de Passo Fundo e conselheiro do PoloSul, Roberto Rabello, relatou a história do PoloSul e enfatizou a importância do evento. "A apresentação do APLTEC serviu para coroar os mais de 10 anos de trabalho do Polosul.org, entidade gestora do Arrajo Produtivo Local. A união de esforços dos três pilares que dão sustentação a esta iniciativa, Poder Público, Academia e Iniciativa Privada, comprova que este modelo é fundamental para que tenhamos o engajamento de todos os atores importantes para o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e consequentemente de toda a economia regional". 

Foto 1: Lançamento APLTEC ( Foto Ascom/Polosul.org) 

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório