Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
PoloSul.org apoiou eventos na área de programação e robótica
04.05.2011

PoloSul.org apoiou eventos na área de programação e robótica

3ª Olimpíada de Programação de Computadores, 4º Campeonato Municipal de Frozen Bubble e 2ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre foram realizadas no sábado dia 13 de dezembro.

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF), por meio dos cursos de Ciência da Computação, Matemática e Física, realizou durante todo o sábado, 13 de dezembro, três eventos relacionados à área de programação de computadores e robótica. A 3ª Olimpíada de Programação de Computadores para Ensino Fundamental, o 4º Campeonato Municipal de Frozen Bubble e a 2ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre, reunindo estudantes de escolas de todo o estado que durante meses vinham se preparando para as competições. As atividades ocorreram no Centro de Eventos, Campus I.

A 3ª Olimpíada de Programação de Computadores para Ensino Fundamental teve como objetivo promover a introdução de programação de computadores através da linguagem Scratch. Participaram da competição alunos do 6º ao 9º ano. Já o 4º Campeonato Municipal de Frozen Bubble teve o intuito de criar um espaço de observação da dinâmica de jogos vivenciada, para que se possa repensar e analisar os processos educacionais realizados nos laboratórios escolares.

A 2ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre foi destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio. A iniciativa visa promover a utilização da programação de computadores e robótica livre, aproximando as redes de ensino da Universidade.

Despertando a atenção dos mais de 300 alunos
Nesse ano, os eventos contaram com a participação de 324 inscritos oriundos das cidades de Augusto Pestana, Bozano, Campos Borges, Candiota, Capão da Canoa, Coxilha, Esteio, Ijuí, Marau, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santana do Livramento, São José dos Ausentes, Sapucaia do Sul e Tapejara. Os participantes realizaram diversos desafios que envolveram conhecimentos interdisciplinares, tais como programação, música, física e matemática.

Além disso, as disputas contaram com uma novidade neste ano. Um grupo de empresários da área de Tecnologia da Informação (TI) do PoloSul.org – Sociedade Polo de Exportação de Serviços de Software do Planalto Médio – buscaram identificar os melhores programadores para que componham uma equipe a ser treinada pelos organizadores do evento para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica.

 

 

 

 

 

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório