Últimas Notícias
Fique por dentro das novidades do Polosul
Exames de Certificação Internacional em Passo Fundo
04.05.2011

Exames de Certificação Internacional em Passo Fundo

Associados do PoloSul.org que estão interessados em adquirir alguma certificação, a Universidade de Passo Fundo – UPF, através dos cursos da área de Informática (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação), firmou termo de cooperação/parceria com a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MELHORIA EM TI – ABRAMTI com a finalidade aplicar exames de cerificação Internacional e assim proporcionar aos alunos da UPF e profissionais da área de informática a possibilidade de fazer as provas de certificação na cidade de Passo Fundo. Para a próxima prova que será dia 25/05, as inscrições podem ser feitas no site da ABRAMTI até 24/04.

  As provas ocorrem quatro vezes por ano (ou seja, a cada 3 meses) em uma das salas da UPF. Há possibilidade de obter várias certificações (ver em  http://www.abramti.org.br/).

            Pelos termos do convênio a UPF apenas sede o local para aplicação das provas. Valores e pagamento de taxas, elaboração e correção das provas, emissão de certificados, entre outro, são responsabilidade da ABRAMTI.

  Breve resumo dos principais tipos de exames de certificação que são realizados pela ABRAMTI..

CTFL

CTFL é a sigla para Certified Tester Foundation Level. Trata-se da certificação de nível fundamental destinada a qualquer pessoa envolvida em testes de software.

 CTFL-AT

CTFL Agile Tester (CTFL-AT) é uma abordagem relativamente nova para teste de software que segue os princípios do desenvolvimento ágil de software, conforme descrito no Manifesto Ágil.

     * Critérios para este exame

O critério para fazer o exame CTFL Agile Tester é que o candidato tenha, além do interesse em teste de software, possua a certificação CTFL Foundation Level pelo BSTQB ou qualquer outro Conselho Nacional do ISTQB. No entanto, é recomendável que o candidato também tenha um mínimo conhecimento em qualquer desenvolvimento de software ou teste de software. Pelo menos seis meses de experiências atuando em teste ou desenvolvimento de software.

   CTAL (BSTQB)

As inscrições para os exames CTAL – Certified Tester Advanced Level. – só conseguirão ser acessadas por usuários já qualificados pelo BSTQB. Para se qualificar, preencha o Formulário de Qualificação para CTAL no site da ABRAMTI.

Antes de se inscrever para o exame o candidato precisará ter o currículo avaliado, para isso deve preencher o formulário de qualificação no site do BSTQB e só após a aprovação poderá efetuar a inscrição para o exame.

  CPRE-FL

Certified Professional for Requirements Engineering Foundation Level

Certificação em Requisitos de Software

O Certified Professional for Requirements Engineering (CPRE) é um certificado pessoal destinado a indivíduos que trabalham em Engenharia de Requisitos, Análise de Negócios e Testes

O CPRE-FL cobre os fundamentos, metodologias e técnicas disponíveis da Engenharia de Requisitos. Não existem pré-requisitos para candidatar-se.

SOBRE A ABRAMTI

A ABRAMTI é uma organização sem fins lucrativos, cuja visão é ser a referência em Qualidade de Software, incentivando e propiciando as melhores técnicas e práticas de Processos, Requisitos e Testes de Software. A missão é disseminar fundamentos e conhecimentos que possibilitem aos profissionais o reconhecimento através de certificações internacionais.

 

Receba nossas
novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório